Cumprindo o Ide do Senhor

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" (1Pe 2.9)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UMA VERDADE SOBRE A TENTAÇÃO

 

Tentação

“E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome”.

Lucas 4:2

Texto Base: 1 Coríntios 10-13

“ Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Você sabe o que há entre você e seu próximo pecado, ou a vontade de cometê-lo?

Uma coisa chamada “tentação”. No momento em que você começa a levar a sério sua vida de relacionamento com Deus, é hora de encarar seriamente os “momentos de tentação”.

As tentações são oportunidades, ou estratégicas em nosso crescimento e maturidade cristã, elas se colocam entre você (cristão) e seu objetivo de santidade (compromisso de ser fiel a Deus). As tentações são a porta de entrada para qualquer pecado, pois, antes de pecar todo cristão é tentado, mesmo que não tenha percebido.

A Bíblia revela mais segredos do que qualquer outro livro já escrito. Ela remove as capas e coloca tudo sob a luz para que todos vejam. Você sabe o que ela nos revela sob as tentações? Tiago 1:4 diz claramente: “ (...) cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência”.

Qual é a verdadeira causa destas fortes tentações? Não é nada externo, mas tudo o que está por dentro. Veja como a Bíblia revela a fonte real: “pela sua própria concupiscência”. A fonte da tentação está dentro de você!

A palavra concupiscência é a palavra que podemos traduzir como “cobiça” e aparece nos seguintes versículos, os quais nos ajudam a esclarecer rapidamente que é a verdadeira raiz da tentação.

De onde procedem guerras e contendas, que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais, e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis.

Tiago 4:1-2

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às sua concupiscências.

Romanos 13:14

No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.

Efésios 4:22

Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

1Timóteo 6:9

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma.

1 Pedro 2:11

Qual a solução para vencermos nossas cobiças?

Deixe-me usar as palavras de Paul Scherer:

“ Tomar tudo o que somos e temos e entregar a Deus pode não ser fácil, mas é possível de ser feito”.

Então! Agora que você já sabe que as tentações só são tentações por causa do que está dentro de você, você não pode mais culpar “alguém” ou “algo”. A única coisa que podemos culpar por aquela tentação, é aquela que reside na cobiça de vosso coração.

Jogar a culpa naquilo que está fora de nós tem sido a forma de fugirmos à responsabilidade e faltarmos à confiança.

Quantas vezes já ouvimos a frase “ a mulher que me fez comer” ou “ a mulher que me deste por esposa” ou “ o fruto era tão bom que eu simplesmente tinha de comê-lo”?

Pode ser que você tenha dito algo como “Deus me fez fazer aquilo” ou “ a tentação era forte demais; não pude evitar”, ou ainda “não foi minha culpa; isto é hábito, ou a mais comum de todas “ o diabo me levou a fazer isso”.

Estas são mentiras normais, que geralmente as pessoas falam a si mesmas quando querem pecar. Tornamos as “mentiras” tão lógicas em nossa mente que a única coisa que se faz é ceder à tentação. C. S. Lewis ás chamas de mentiras racionais.

O apóstolo Paulo enfrentou tentação seguidamente, mas aprendeu uma verdade notável sobre como resistir a estas tentações. Em vez de confiar em mentiras, ele aprendeu que:

Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

1 Coríntios 10-13

Que maravilha! Deus nunca permite que você seja tentado “acima do que você pode resistir”.

Mas não pára por ai aí! Deus não apenas não permite que você seja tentado além de suas forças, como sempre faz alguma coisa a mais: ele próprio abre o odos (caminho) para que você se livre da tentação.

Deus está sempre à disposição quando você é tentado. Sempre. Não está olhando passivamente, mais intervindo ativamente. Veja, a Bíblia revela que Deus faz algo por você: ele “dará também o meio de saída”. Deus não somente limita a força da tentação como também mostra o caminho para escapar da tentação.

Agora observe com cuidado este versículo. Veja o maravilhoso artigo definido: Deus não providenciará um caminho, nem vários caminhos, mas apresentará o meio de saída. Vemos que Deus prepara “o” caminho para você, especificamente para aquela determinada situação, para aquele determinado momento, apenas para você. É “o” meio de saída para “você” durante os momentos em que você é tentado. Não sei quanto a você, mas isso me trás muita alegria (Glórias a Deus). Pensar que Deus – O Senhor do Universo – criou para mim o meio de saída. Não pode haver dúvida quanto a isso, pode? Deus não quer que eu peque, e Ele próprio faz tudo o que for necessário, em qualquer tentação para me dar um meio de saída!